Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Começam hoje, dia 11 de abril, e prolongam-se até ao dia 20 do mesmo mês, as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O dia 18 de abril, instituído pelo ICOMS desde 1982 e aprovado no ano seguinte pela UNESCO, como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, mais não é que uma chamada de atenção a todos os povos para a importância da protecção, vivência e continuidade dos legados deixados pelos antepassados que cimentaram a sua identidade.

As construções que perduraram até aos nossos dias, sejam eles grandes castelos, cemitérios ou pequenos jardins transportam em si um acervo de grandes ou pequenas memórias.

São essas pedras e essas memórias que se devem manter vivas e serem celebradas, lembrando a todos os quantos se cruzam nesse dia que trilham Lugares de Memória. Assim se apelidou este ano estas comemorações

Em Portugal, de norte a sul , serão promovidas várias iniciativas, e no Algarve vai haver um leque de manifestações culturais nos 16 municípios, celebrando o que de relevo permanece neles.

A Direção Regional de Cultura do Algarve  associa-se, igualmente,  a esta comemoração, promovendo várias iniciativas dos agentes culturais algarvios, integrados no Programa de Dinamização, Valorização dos Monumentos – DiVaM -, em colaboração com as autarquias, nos monumentos que lhe estão afetos: Castelo de Aljezur, Fortaleza de Sagres, Ermida de N Senhora de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar, Villa da Abicada, Castelo de Paderne, Castelo de Loulé e Ruínas Romanas de Miltreu.

Concertos, teatro de rua, recriações, visitas orientadas e artes perfomativas, pretendem, com todo publico, reviver e celebrar estes Lugares de Memória.

Entrada livre no Dia 18 de Abril – DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

 Nos outros dias, os espectáculos são grátis, com entrada paga nos monumentos

Programa aqui