DiVaM – Dinamização, Valorização dos Monumentos

Dinamizar, Valorizar os Monumentos – DiVaM – é o programa que a Direção Regional de Cultura do Algarve promove até ao final do ano. Conta com a parceria de vários agente culturais e municípios algarvios, oferecendo à população um leque diversificado de eventos que vão desde a música, teatro, intervenção teatral de rua, dança, performance e recriações. Procurando, assim, uma maior diversidade na oferta cultural complementar dos monumentos do Algarve, com o objetivo de levar as comunidades próximas a revisitar o seu património.

Para além de “Lugares de Memória” deseja-se que os monumentos sejam também lugares de vivências, de emoções, “Lugares de Bons Momentos”.

Esta dinâmica acontecerá nos Monumentos que estão afetos a esta Direção Regional: Castelo de Aljezur, Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar, Villa da Abicada, Castelo de Paderne, Castelo de Loulé e Ruínas Romanas de Milreu.

O Programa DiVaM engloba, ainda, as suas atividades nas seguintes épocas comemorativas: 40 Anos de Democracia, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e Jornadas Europeias do Património.

Como parceiros culturais, a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Programa DiVaM, contam com: Tel Teatro – Teatro Experimental de Lagos; TERTÚLIA – Associação Cultural de Aljezur; Casa de Cultura de Loulé; Academia de Música de Tavira; Associação Música XXI – Faro; ARCMúsicos; Associação Internacional de Paremiologia – Tavira; Sociedade Musical e de Recreio de Paderne; ARFA – Associação Regional de Filarmónicas de Faro; Ao Luar Teatro; Academia de Música de Lagos, Arquente; Sociedade Filarmónica Silvense, ATAF – Núcleo de Filatelia de Faro; Grupo Coral da UAlg; Orquestra do Sul; Al-Teatro; Bons Ofícios e APERORALIDADE.

No passado dia 10 de Abril, quinta-feira, o Programa DiVam foi divulgado em sessão pública perante parceiros, autarquias envolvidas, entidade e comunicação social.

Programa