Arqueologia Subaquática em Sagres – Palestras sobre ” Projeto Patacho Pedro Diaz”

O Projeto Localização e Estudo do Patacho Pedro Dias tem por objetivo o estudo do patacho, classe de embarcação do período da expansão marítima, pouco estudado.

Fontes documentais revelaram a ocorrência do naufrágio do patacho do armador Pedro Diaz, na enseada da Baleeira, em 1608. Mas para além deste, existem registos de perdas de outras embarcações nesta enseada que o trabalho de investigação pretende localizar e despistar para determinar qual das estações arqueológicas é o patacho Pedro Dias,  procedendo  ao estudo detalhado deste naufrágio.
Será criada  uma base de dados dos artefactos e estações arqueológicas localizadas.

Saiba mais cartaz projeto patachos - nov.2014

 O projecto tem como parceiros a Subnauta e o Centro de Investigção Naval e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e os apoios do Martinhal Beach Resort, AAA – Algarve Archaeological Association, Direção Geral do Pastrimónio Cultural, Instituto Portuário dos Transportes Maritimos, OpenWaters, Waterworld Lagos, Honda Marine e VRFotografia.

A iniciativa a decorrer no próximo dia 22 , no Auditório da Fortaleza de Sagres,  é uma organização da Câmara Municpal de Vila do Bispo com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.